Quem sou eu

Minha foto
cariacica, Espírito Santo, Brazil
Aprendiz de Teologia e Filosofia

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

O Batismo com Espírito Santo como uma benção de segunda categoria

Esse é um desaforo teológico. Um exagero de Atos 2. Afirmar que o batismo com o Espírito Santo é adquido após a conversão é baixar o Espírito ao nível da falibilidade. O problema é que a experiência, tem formatado a forma de se compreender essa doutrina tão importante.

Ao lermos a primeira carta aos coríntios, não precisamos nem de um diploma de hermeneuta para entender o contexto. A igreja estava com dificuldade teológica e moral. Paulo clama em bom som:
"Pois em um só corpo todos nós fomos batizados em um único Espírito: quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um único Espírito." Isto é mais do que esclarecedor. Pode então algum estudioso questionar: o que fazer com o texto de Atos 8, Filipe pregou, Simão creu e depois foi batizado. Ora depois de um tempo, Pedro e João foram para aquele local e oraram para que recebessem o Espírito Santo. Pense comigo: Isso provaria a doutrina da segunda bênção se não houvesse um problema de interpretação.

O problema:
Esse texto não é doutrinário. mas uma narrativa de fatos. Isto é observado em Atos 8:12, versículo chave para entender todo o texto. Para alguns comentaristas do novo testamento, entre eles, I. Howard Marshall, Pedro e João são enviados para aferir o trabalho de Filipe (que estava sendo de maneira equivocada). O texto apresenta Simão como um indivíduo que não creu em Jesus Cristo. Sua fé estava firmada em seu líder Filipe. A versão Almeida Corrigida Fiel mostra este homem com alguém que fica atônito com o homem Filipe, se lermos o texto na bíblia NVI, conseguimos equalizar a emoção do rapaz ele ficou "maravilhado".

O texto de Atos 2:38 traz uma linda mensagem: "Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo". Mas se ao ser batuzado em nome de Jesus, o pecador não se submeter ao Senhorio de Cristo, estará somente tomando um banho.

Além disso, João 14 fala que estaríamos sendo usados pelo Espírito de Deus sempre: "estará sempre conosco e em nós", mas se vivermos como nos tempos da lei, em que o Espírito entrava e saia dos crentes, todo o novo testamento é mentira. O que não é. Digo isso pela fé.

Esse mesmo problema vai ocorrer com o texto de Atos 19, onde o ver´siculo dois apresenta-se também como chave para entendermos o texto. Não foram estas pessoas batizadas duas vezes com o Espírito Santo. Mas, eram pessoas que estavam convencidas. Tanto em Atos 8 como em Atos 19, oas indivíduos estavam crendo em histórias. Logo, concluimos que, para ser batizado no Espirito Santo faz-se necessário ser crente em Jesus, e um indivíduo só pode crer em Jesus se conhecer realmente em Jesus. Não precisamos de curso de exegese para entender claramente o texto. Está na nossa cara!!


Nós crentes, temos que buscar, não o batismo com o Espírito Santo, mas o fruto do Espírito.
Sermos cheios do poder de Deus comendo e arrotando o sabor do fruto do Seu Espírito.

E qual é a conseqüência disso? Vou gritar? Cair no chão? Falar línguas que ninguém entende?

Não, certamente que não.

Ser cheio do Espírito Santo é ter uma vida de santidade, uma vida de devoção total a Deus. Não há consenso em dizer que somo cheios do Espirito Santo, sem sermos batizados por Ele. Batismo é selo. Qualquer aluno de EBD sabe isso. Os milagres e as maravilhas acontecerão de acordo com a bondade soberana de Deus, não por causa de homens que possuem poder e que decretam o que Deus deve fazer. O poder pertence única e exclusivamente a Deus diz o salmo 62.


Algumas evidências do Batismo no Espírito Santo:
1) O Batismo no Espírito Santo nos leva a glorificar a Deus.
1 João 16.13-15 - " O Espírito Santo nos guiará a toda a verdade, glorificará a Jesus e anunciará as obras de Jesus e do Pai".

2) O Batismo no Espírito Santo nos traz convicção de filhos de Deus.
João 14. 16-23 - "estará sempre conosco e em nós"

3) O Batismo no Espírito Santo nos direciona a ter amor pelas Escrituras.
João 16.13 - "Ele vos guiará a toda verdade".

4) O Batismo no Espírito Santo efetivará o nosso amor por outras pessoas.
Atos 2. 44-46 - "Estavam unidos e tinham tudo em comum"

5) Os Batizados no Espírito Santo tem marcada pela santidade.
Atos 2.38-40 - "Arrependei-vos..."

6) O Batismo no Espírito Santo nos leva a ter repúdio pelo pecado.
Romanos 12.9-11 - "Detestai o mal, apegai-vos ao bem e as virtudes da vida cristã"

7) O Batismo no Espírito Santo forjará um imenso desejo de testemunhar.
Atos 2.18 e 40 - "Falaremos com ousadia a respeito da salvação"

Se alguém conhece uma pessoa crente, mas que não é batizada com o Espírito Santo, deve-se entender que esta pessoa nunca foi um crente genuíno, pois todos os que crêem são ou foram batizados com o Espírito Santo.Como diz o texto bíblico em Atos 2:38: "Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo".

Dizer que não recebeu a promessa derramada por Jesus, o batismo com o Espírito Santo, será o mesmo que dizer que tal pessoa não se arrependeu dos seus pecados.


Sugestão de leituras:
Batismo e plenitude do Espirito Santo - John Stott
El Espírtu de pentecostés - F. Van Deursen
A obra do Espirito Santo - Isaltino Gomes C.Filho
Esboço de teologia sistemática - D. Bancroft

Nenhum comentário:

Postar um comentário